SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Federalismo e educação no Brasil: subsídios para o debatePolítica de avaliação da aprendizagem no planejamento educacional do Município de Mossoró/Rio Grande do Norte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BIANCHETTI, Lucídio  e  MANGINI, Fernanda Nunes da Rosa. Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.73-98. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360004.

As recentes discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos favorecem o levantamento da problemática de conceber e estabelecer relações democráticas e plurais entre os saberes comum e científico, tantas vezes apresentadas como antagônicas ou hierarquizadas. Objetiva-se, aqui, analisar tais conceitos, empregando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir da revisão de literatura, apresentam-se três vertentes de discussão das relações entre esses conhecimentos. Destacam-se como eixos norteadores deste trabalho: o sentido de superioridade atribuído à ciência; os conceitos congêneres de interdisciplinaridade; a valoração do saber comum e a relação entre ciência e política.

Palavras-chave : Conhecimento; Interdisciplinaridade; Ciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )