SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Tres perspectivas para el análisis del conocimiento: la multidisciplinariedade y la interdisciplinariedadEvaluacióny gestión de la excelencia en el Postgrado en Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; GARCIA, Luciane Terra dos Santos  y  QUEIROZ, Maria Aparecida de. Política de avaliação da aprendizagem no planejamento educacional do Município de Mossoró/Rio Grande do Norte. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.99-124. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360005.

Este trabalho inscreve-se na pesquisa do Observatório de Educação (Capes) Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais (2007 a 2011). Focaliza a avaliação da aprendizagem nas edições do PAR em Mossoró (Rio Grande do Norte), município da amostra. Na perspectiva sócio-histórica, analisa a problemática da estratégia adotada pela nova gestão pública do Estado. Este, mediante contratos, induz os entes federados a compartilhar responsabilidades e a flexibilizar o controle das ações. A assistência individualizada e coletiva a estudantes, com aprendizagem defasada e necessidades educacionais especiais não reduz a exclusão decorrente dos padrões avaliativos.

Palabras clave : Plano de Ações Articuladas; Avaliação da Aprendizagem; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )