SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridadeAvaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; GARCIA, Luciane Terra dos Santos  e  QUEIROZ, Maria Aparecida de. Política de avaliação da aprendizagem no planejamento educacional do Município de Mossoró/Rio Grande do Norte. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.99-124. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360005.

Este trabalho inscreve-se na pesquisa do Observatório de Educação (Capes) Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais (2007 a 2011). Focaliza a avaliação da aprendizagem nas edições do PAR em Mossoró (Rio Grande do Norte), município da amostra. Na perspectiva sócio-histórica, analisa a problemática da estratégia adotada pela nova gestão pública do Estado. Este, mediante contratos, induz os entes federados a compartilhar responsabilidades e a flexibilizar o controle das ações. A assistência individualizada e coletiva a estudantes, com aprendizagem defasada e necessidades educacionais especiais não reduz a exclusão decorrente dos padrões avaliativos.

Palavras-chave : Plano de Ações Articuladas; Avaliação da Aprendizagem; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )