SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue36Policy of learning assessment in the educational planning in the Municipality of Mossoró/Rio Grande do NorteTeacher education and teaching in the State of Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FRANCA, Indira Alves  and  BONAMINO, Alicia MariaCatalano de. Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.125-155. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360006.

Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores.

Keywords : Pós-graduação em Educação; Gestão; Avaliação da Capes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )