SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Política de evaluación del aprendizaje en la planificación educativa del Municipio de Mossoró/Rio Grande do NorteLa Formación y la práctica docente en el estado de Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FRANCA, Indira Alves  y  BONAMINO, Alicia MariaCatalano de. Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.125-155. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360006.

Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores.

Palabras clave : Pós-graduação em Educação; Gestão; Avaliação da Capes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )