SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Política de avaliação da aprendizagem no planejamento educacional do Município de Mossoró/Rio Grande do NorteFormação e prática docente no estado do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FRANCA, Indira Alves  e  BONAMINO, Alicia MariaCatalano de. Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.125-155. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360006.

Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores.

Palavras-chave : Pós-graduação em Educação; Gestão; Avaliação da Capes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )