SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Evaluacióny gestión de la excelencia en el Postgrado en EducaciónEl Plan de Acciones Articuladas (PAR): perspectivas y desafíos en la mejora de la cualidad de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CAMARGO, Arlete Maria Monte de  y  RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Formação e prática docente no estado do Pará. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.156-182. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360007.

O artigo tem como referência o Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua relação com as políticas de formação de professores no estado do Pará. A discussão teórica desenvolvida considera a dimensão formação de professores como uma das diretrizes privilegiadas pelas políticas educacionais. Caracteriza o caminho percorrido no estado após a aprovação da LDB, sobressaindo aformação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de se articular as políticas de formação docente aos processos de valorização docente, sem o que não haverá repercussões satisfatórias na prática docente.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Formação Inicial; Formação Continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )