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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

VALENTE, Lucia de Fatima  e  COSTA, Maria Simone Ferraz Pereira Moreira. O Plano de Ações Articuladas (PAR): perspectivas e desafios na melhoria da qualidade do Ensino. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.183-210. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360008.

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender e analisar o Plano de Ações Articuladas (PAR) apresentado pelo Ministério da Educação como um instrumento eficaz de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação básica. Teve como objeto de análise o PAR de um município mineiro e focalizou as práticas pedagógicas e a avaliação em duas unidades escolares. Para tal, realizou pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação em sala de aula. Constatou-se que as práticas pedagógicas e a avaliação da aprendizagem estão centradas no resultado das avaliações sistêmicas, tendo esse parâmetro como principal indicador de qualidade.

Palavras-chave : Plano de Ações Articuladas; Prática Pedagógica; Avaliação.

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