SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue36Articulated Actions Plan (PAR): perspectives and challenges in the education quality improvement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Marcelo Soares Pereira da  and  CARVALHO, Lorena Sousa. Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.211-239. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360009.

O presente estudo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto dos novos modelos de gestão e das políticas educacionais que vêm sendo implementados sob a égide da chamada Nova Gestão Pública (NGP) e sua perspectiva calcada no gerencialismo. Para tanto, serão discutidos os elementos que estruturam a NGP, com destaque para a dimensão da regulação, da accountability, do planejamento estratégico e do governo eletrônico e suas relações com a gestão da educação e, mais especificamente, com o PAR. Ao final, são apresentadas algumas conclusões que evidenciam o sentido do PAR frente à NGP como uma das faces do gerencialismo em educação.

Keywords : Políticas Educacionais; Gerencialismo; Gestão Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )