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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Marcelo Soares Pereira da  e  CARVALHO, Lorena Sousa. Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.211-239. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360009.

O presente estudo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto dos novos modelos de gestão e das políticas educacionais que vêm sendo implementados sob a égide da chamada Nova Gestão Pública (NGP) e sua perspectiva calcada no gerencialismo. Para tanto, serão discutidos os elementos que estruturam a NGP, com destaque para a dimensão da regulação, da accountability, do planejamento estratégico e do governo eletrônico e suas relações com a gestão da educação e, mais especificamente, com o PAR. Ao final, são apresentadas algumas conclusões que evidenciam o sentido do PAR frente à NGP como uma das faces do gerencialismo em educação.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Gerencialismo; Gestão Educacional.

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