SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue37Formation policy of countryside teachers in the context of expansion of higher educationThe legacy of the Manifest of 32 to Brazilian Education: challenges persist author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; LEDA, Denise Bessa  and  SILVA, Eduardo Pinto e. A expansão da educação superior pública e suas implicações no trabalho docente. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.51, n.37, pp.147-174. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180251372016147.

O artigo tem como objetivo analisar a expansão da educação superior pública e suas implicações no trabalho docente. Apresenta dados que se integram ao tema "Trabalho Docente e Expansão da Educação Superior", relativos a três eixos de demanda multiforme da intensificação do trabalho: EaD; Pós-Graduação e Graduação. As pesquisas apresentadas utilizaram, como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas, que foram analisados à luz do materialismo histórico-dialético. Considera-se que a intensificação do trabalho e a sociabilidade produtiva englobam, de forma contraditória, prazer, sofrimento e defesas patogênicas, assim como adoecimento permeado por dimensões afetivas, éticas e políticas.

Keywords : Expansão da educação superior pública; Trabalho do professor; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )