SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue37Expansion of higher education and vocational education in Brazil: tensions and perspectivesThe discourse of quality in international and national periodicals: a critical analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar  and  MACIEL, Carina Elisabeth. Acesso e permanência na educação superior - análise da legislação e indicadores educacionais. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.51, n.37, pp.224-250. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180251372016224.

O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil.

Keywords : Políticas de educação superior; Acesso e permanência; Expansão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )