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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar  y  MACIEL, Carina Elisabeth. Acesso e permanência na educação superior - análise da legislação e indicadores educacionais. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.51, n.37, pp.224-250. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180251372016224.

O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil.

Palabras clave : Políticas de educação superior; Acesso e permanência; Expansão.

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