Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar e MACIEL, Carina Elisabeth. Acesso e permanência na educação superior - análise da legislação e indicadores educacionais. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.51, n.37, pp.224-250. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5965/1981180251372016224.
O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil.
Palavras-chave : Políticas de educação superior; Acesso e permanência; Expansão.