SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue37Access and permanence in higher education - analysis of legislation and education indicators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ROTHEN, José Carlos; TAVARES, Maria das Graças Medeiros  and  SANTANA, Andreia da Cunha Malheiros. O discurso da qualidade em periódicos internacionais e nacionais: uma análise crítica. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.51, n.37, pp.251-273. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180251372016251.

O artigo faz uma síntese sobre os conceitos de qualidade na educação superior, veiculados em periódicos nacionais e internacionais. Utiliza a metodologia da pesquisa bibliográfica para identificar a concepção de qualidade implícita ou explícita nos periódicos selecionados. Destaca que, nos periódicos europeus, a qualidade da educação está intimamente vinculada à constituição da Comunidade Europeia e do Processo de Bolonha. Afirma que, nos periódicos latinos, há uma tendência a associar qualidade da educação à avaliação e à formação para o mercado de trabalho, enquanto, nos periódicos brasileiros, a qualidade é vista como estratégia de controle e regulação exercida pelo Estado, especialmente por meio da avaliação.

Keywords : Educação superior; Qualidade; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )