SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número38Formación de la función mediatizadora del lenguaje a través del análisis de cuentos en preescolaresLa práctica educativa como un reto para la educación integral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SAMPAIO, Marisa Narcizo. Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.36-60. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180252382015036.

Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes.

Palabras clave : Professoras iniciantes; Complexidade; Programa de apoio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )