SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue38The evasion in undergraduate courses in a private institution of higher educationCommunication in virtual environment of learning of the online course of teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BISSOTO, Maria Luísa  and  BEGNAMI, Maria Luiza Vechetin. A formação universitária como bem público. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.109-136. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180252382015109.

O Estado neo liberal traz consequências para a integridade das instituições sociais e as do ensino superior. Objetiva-se analisar uma consequência em especial: a corrosão da ideia de bem público, abarcando questões de justiça social e de equanimidade. Considera-se como a formação universitária é afetada por essa corrosão e o papel da Universidade na sua reconstrução. Metodologicamente, está fundamentada na perspectiva da ética do cuidado,no âmbito da Teoria Histórico-Cultural da Atividade.Tais bases teóricas favorecem a (re)interpretação epistemológica do fazer pedagógico universitário, propondo que a Universidade encontre sua razão de ser imiscuída nas questões essenciais do seu tempo.

Keywords : Teoria histórico-cultural da atividade; Educação universitária; Formação humanista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )