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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BISSOTO, Maria Luísa  e  BEGNAMI, Maria Luiza Vechetin. A formação universitária como bem público. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.109-136. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180252382015109.

O Estado neo liberal traz consequências para a integridade das instituições sociais e as do ensino superior. Objetiva-se analisar uma consequência em especial: a corrosão da ideia de bem público, abarcando questões de justiça social e de equanimidade. Considera-se como a formação universitária é afetada por essa corrosão e o papel da Universidade na sua reconstrução. Metodologicamente, está fundamentada na perspectiva da ética do cuidado,no âmbito da Teoria Histórico-Cultural da Atividade.Tais bases teóricas favorecem a (re)interpretação epistemológica do fazer pedagógico universitário, propondo que a Universidade encontre sua razão de ser imiscuída nas questões essenciais do seu tempo.

Palavras-chave : Teoria histórico-cultural da atividade; Educação universitária; Formação humanista.

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