SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número38La educación universitaria como un bien públicoGestión educacional y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica de la red municipal de enseñanza de Santa Maria-Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BERTINI, Luciane de Fatima  y  CARNEIRO, Reginaldo Fernando. A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.137-162. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180252382015137.

Este artigo tem como objetivo discutir algumas potencialidades e limites da comunicação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem,em um curso a distância para formação de professores. Essa investigação se aproximou de um estudo de caso,e a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sete estudantes e seis tutores virtuais. A análise dos dados evidenciou o estabelecimento de uma comunicação efetiva,que pode contribuir para minimizar o sentimento de isolamento, ampliar a qualificação das discussões sobre o conteúdo estudado e criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, que possibilite a reflexão e o trabalho colaborativo.

Palabras clave : Educação a distância; Comunicação; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )