SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número38A formação universitária como bem públicoGestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BERTINI, Luciane de Fatima  e  CARNEIRO, Reginaldo Fernando. A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.137-162. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180252382015137.

Este artigo tem como objetivo discutir algumas potencialidades e limites da comunicação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem,em um curso a distância para formação de professores. Essa investigação se aproximou de um estudo de caso,e a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sete estudantes e seis tutores virtuais. A análise dos dados evidenciou o estabelecimento de uma comunicação efetiva,que pode contribuir para minimizar o sentimento de isolamento, ampliar a qualificação das discussões sobre o conteúdo estudado e criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, que possibilite a reflexão e o trabalho colaborativo.

Palavras-chave : Educação a distância; Comunicação; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )