SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número38Livros didáticos brasileiros e as ideias sobre direitos humanos, paz e pacifismo (1940-2000) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

NUNEZ, Isauro Beltrán  e  RAMALHO, Betania Leite. Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.243-268. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180252382015243.

A pesquisa, desenvolvida com estudantes de licenciatura em Química, identifica e caracteriza o conhecimento profissional dos licenciandos sobre a explicação científica e a importância dessa habilidade no ensino das ciências. O estudo tem caráter exploratório e fez uso de questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que a maioria dos futuros professores associa a explicação científica à explicação didática, como referência ao ensino como transmissão e recuperação de informações, sem revelar sólidos conhecimentos de natureza epistemológica, coerentes com as discussões atuais da Didática das Ciências. Destaca-se a necessária inclusão dessa temática na formação inicial de professores de Ciências.

Palavras-chave : Linguagem científica; Explicação científica; Educação química.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )