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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
PANIAGO, Rosenilde Nogueira y SARMENTO, Teresa Jacinto. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.53, n.39, pp.76-103. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5965/1981180253392015076.
Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.
Palabras clave : Estágio supervisionado; Formação de professores; Aprendizagem da docência; Identidade docente..