SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número39"Exportar" mão-de-obra qualificada a custo zero: quanto perde Portugal com a "fuga de cérebros"?Uma mulher educada no oitocentos: a escrita feminina no Diário da Viscondessa de Arcozelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PANIAGO, Rosenilde Nogueira  e  SARMENTO, Teresa Jacinto. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.53, n.39, pp.76-103. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180253392015076.

Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.

Palavras-chave : Estágio supervisionado; Formação de professores; Aprendizagem da docência; Identidade docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )