SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue39Forgotten in a closet: scholl essays developed in the Program PERICAMPUS/UFRGS (1987-1991)Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MARQUES, Irma Rizzini Jucinato de Sequeira  and  MONCAO, Vinicius de Moraes. As tropelias e assuadas de escolares e garotos na cidade do Rio de Janeiro entre os séculos XIX e XX. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.53, n.39, pp.159-185. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5965/1981180253392015159.

O artigo tem como objetivo apontar algumas contradições existentes entre as experiências dos sujeitos e as práticas escolares e assistenciais dirigidas às infâncias na cidade do Rio de Janeiro, entre os séculos XIX e XX. Ao priorizar, em sua análise, as tensões entre a cultura escolar e as ações dos sujeitos, os castigos escolares emergem como entrave da modernidade educacional. Recorrendo a um corpus documental variado, verificou-se que, longe de representarem um consenso, as práticas escolares e assistenciais, tanto as públicas quanto as particulares, geravam conflitos, interesses e fissuras entre os diferentes atores e setores dedicados à causa da criança.

Keywords : História da educação; Processo de escolarização; Infâncias na cidade do Rio de Janeiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )