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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GALDO, Ana Iglesias. Educação universitária e cidadania global: a igualdade de gênero pode ser optativa?. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.12-41. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160002.

A partir das contribuições dos estudos sobre questões femininas, feministas ou de gênero, enfocaremos o contexto universitário com dois objetivos: evidenciar alguns dados que possam ser indicativos da persistência de velhos e novos sexismos; e demandar − pois exigir não podemos −, um maior compromisso desta instituição em desenvolver uma educação abertamente antisexista. Entendemos que seria grave neste novo milênio a lógica da cidadania, que tem sido suplantada pela da mercantilização, e apoiada na racionalidade técnica, esquecesse que a igualdade de gênero é ingrediente fundamental para tornar efetivo o direito a uma cidadania plena que garanta que as sociedades do século XXI sejam mais democráticas, inclusivas e mais justas.

Palavras-chave : Educação universitária; Cidadania global; Sexismos.

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