SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40Educación universitaria y ciudadanía global: ¿puede la igualdad de género ser optativa?La identidad profesional de profesoras que enseñan matemáticas en la educación primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro  y  DIAS, Ana Maria Iorio. A formação pedagógica de docentes bacharéis na educação superior: construindo o Estado da Questão. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.42-74. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160003.

Este estudo tem como objetivo analisar contribuições de pesquisas brasileiras sobre formação pedagógica do docente bacharel. Fundamenta-se em autores como Cunha (2004), Masetto (1998) e Tardif (2002). Como metodologia, utilizou-se pesquisa do tipo Estado da Questão (MARCONI; LAKATOS, 2001 e SILVEIRA; NÓBREGA-THERRIEN, 2011), com coleta de dados realizada no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses, em periódicos e anais de eventos científicos. Concluiu-se que esse profissional deve possuir conhecimentos pedagógicos e que é necessário o aprofundamento de estudos em busca de soluções para essa situação.

Palabras clave : Formação de professores; Docente bacharel; Educação superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )