SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40Educação universitária e cidadania global: a igualdade de gênero pode ser optativa?Identidade profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro  e  DIAS, Ana Maria Iorio. A formação pedagógica de docentes bacharéis na educação superior: construindo o Estado da Questão. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.42-74. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160003.

Este estudo tem como objetivo analisar contribuições de pesquisas brasileiras sobre formação pedagógica do docente bacharel. Fundamenta-se em autores como Cunha (2004), Masetto (1998) e Tardif (2002). Como metodologia, utilizou-se pesquisa do tipo Estado da Questão (MARCONI; LAKATOS, 2001 e SILVEIRA; NÓBREGA-THERRIEN, 2011), com coleta de dados realizada no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses, em periódicos e anais de eventos científicos. Concluiu-se que esse profissional deve possuir conhecimentos pedagógicos e que é necessário o aprofundamento de estudos em busca de soluções para essa situação.

Palavras-chave : Formação de professores; Docente bacharel; Educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )