SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue40The pedagogical formation of the bachelors teachers of higher education: building the State of the QuestionTeachers' salary in the context of public finances of Paraná and Santa Catarina, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira  and  NACARATO, Adair Mendes. Identidade profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.75-100. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160004.

Este texto discute as relações entre trabalho docente, formação, saberes e construção da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com dez professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e teve, como foco, o ensino de matemática. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas e grupo de discussão. Aquilo que as professoras lembram e narram trazem indícios de como os processos de formação vivenciados e o trabalho desenvolvido são por elas interpretados e ressignificados. Tais narrações, com a tomada de consciência, parecem ser determinantes à formação contínua delas, sinalizando o quanto as narrativas se constituem em práticas de autoformação.

Keywords : trabalho docente; Identidade docente; Narrativas de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )