SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40La formación pedagógica de los profesores licenciados en la educación superior: construyendo el Estado de la cuestiónSueldo de los maestros en el contexto de las finanzas públicas en Paraná y Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira  y  NACARATO, Adair Mendes. Identidade profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.75-100. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160004.

Este texto discute as relações entre trabalho docente, formação, saberes e construção da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com dez professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e teve, como foco, o ensino de matemática. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas e grupo de discussão. Aquilo que as professoras lembram e narram trazem indícios de como os processos de formação vivenciados e o trabalho desenvolvido são por elas interpretados e ressignificados. Tais narrações, com a tomada de consciência, parecem ser determinantes à formação contínua delas, sinalizando o quanto as narrativas se constituem em práticas de autoformação.

Palabras clave : trabalho docente; Identidade docente; Narrativas de vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )