SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40A formação pedagógica de docentes bacharéis na educação superior: construindo o Estado da QuestãoVencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira  e  NACARATO, Adair Mendes. Identidade profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.75-100. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160004.

Este texto discute as relações entre trabalho docente, formação, saberes e construção da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com dez professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e teve, como foco, o ensino de matemática. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas e grupo de discussão. Aquilo que as professoras lembram e narram trazem indícios de como os processos de formação vivenciados e o trabalho desenvolvido são por elas interpretados e ressignificados. Tais narrações, com a tomada de consciência, parecem ser determinantes à formação contínua delas, sinalizando o quanto as narrativas se constituem em práticas de autoformação.

Palavras-chave : trabalho docente; Identidade docente; Narrativas de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )