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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GOUVEIA, Andrea Barbosa  e  BASSI, Marcos Edgar. Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.101-128. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160005.

O artigo examina a relação entre as trajetórias das finanças públicas e do vencimento inicial dos profissionais do magistério das escolas públicas estaduais de educação básica do Paraná e de Santa Catarina entre 1995 e 2013.A base empírica foi extraída das Tabelas de vencimentos e dos Demonstrativos Contábeis. Os vencimentos foram confrontados com as receitas e as despesas em manutenção e desenvolvimento do ensino. As análises evidenciaram a configuração de uma relação positiva dos vencimentos com o percurso das receitas e despesas em educação a partir de meados dos anos 2000.

Palavras-chave : Política educacional; Financiamento da educação; Vencimento dos profissionais da educação.

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