SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40Sueldo de los maestros en el contexto de las finanzas públicas en Paraná y Santa Catarina, BrasilUn sistema para protegerse de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SCHULER, Betina. Docência e modos de subjetivação: dissoluções genealógicas e o cuidado de si. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.129-152. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160006.

Este artigo problematiza a docência e seus modos de existência no presente. Para tanto, opera-se com as três dissoluções genealógicas apontadas por Foucault (a verdade, a realidade e a identidade) na esteira dos estudos de Nietzsche. Tal procedimento busca pensar outras possibilidades de exercício consigo mesmo em se tratando da docência. Esta investigação conceitual procura desmanchar minimamente os universais que circulam como explicadores da docência para dissolvê-la na problematização dos modos de subjetivação,no que se refere à relação com os saberes e com a discência além de uma lógica de autorrevelação.

Palabras clave : Docências; Dissoluções genealógicas; Modos de subjetivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )