SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número40Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, BrasilUm sistema para se proteger da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SCHULER, Betina. Docência e modos de subjetivação: dissoluções genealógicas e o cuidado de si. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.129-152. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160006.

Este artigo problematiza a docência e seus modos de existência no presente. Para tanto, opera-se com as três dissoluções genealógicas apontadas por Foucault (a verdade, a realidade e a identidade) na esteira dos estudos de Nietzsche. Tal procedimento busca pensar outras possibilidades de exercício consigo mesmo em se tratando da docência. Esta investigação conceitual procura desmanchar minimamente os universais que circulam como explicadores da docência para dissolvê-la na problematização dos modos de subjetivação,no que se refere à relação com os saberes e com a discência além de uma lógica de autorrevelação.

Palavras-chave : Docências; Dissoluções genealógicas; Modos de subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )