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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SCHULER, Betina. Docência e modos de subjetivação: dissoluções genealógicas e o cuidado de si. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.129-152. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160006.
Este artigo problematiza a docência e seus modos de existência no presente. Para tanto, opera-se com as três dissoluções genealógicas apontadas por Foucault (a verdade, a realidade e a identidade) na esteira dos estudos de Nietzsche. Tal procedimento busca pensar outras possibilidades de exercício consigo mesmo em se tratando da docência. Esta investigação conceitual procura desmanchar minimamente os universais que circulam como explicadores da docência para dissolvê-la na problematização dos modos de subjetivação,no que se refere à relação com os saberes e com a discência além de uma lógica de autorrevelação.
Palavras-chave : Docências; Dissoluções genealógicas; Modos de subjetivação.