SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue40Teaching and modes of subjectivation: genealogical dissolutions and the care of the selfCinema in the classroom: reflections on the film employment in teaching practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

POSSATO, Beatris Cristina. Um sistema para se proteger da escola. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.153-177. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160007.

Este artigo busca compreender a implementação do "Sistema de Proteção Escolar", uma política pública educacional do Estado de São Paulo, e conhecer seus significados, suas concepções, bem como sua dinâmica e a complexidade desses processos. O artigo tece sua análise por meio de entrevistas, tendo seu referencial teórico baseado nos estudos de Michel Foucault para discutir como essa política pública ampara-se na abordagem sistêmica e em uma visão administrativa da educação, utilizando mecanismos do biopoder para agir, ao mesmo tempo, como aparelho disciplinar e aparelho regulamentador estatal, tentando atingir não somente o indivíduo, mas também normalizando um conjunto de escolas como um "sistema".

Keywords : Sistema de proteção escolar; Política pública; Biopoder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )