SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número41Internacionalización de Ciencias Humanas en Brasil: una mirada Brasil - EspañaLos intelectuales y la educación - planteamiento histórico y biográfico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ESPEJO, Juan Cornejo. Tarefas pendentes em matéria de inclusão educativa: percepção dos acadêmicos da Universidade Católica do Maule - Chile. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.33-60. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10157.

O artigo é resultado de uma investigação qualitativa que tenta captar as percepções que têm os acadêmicos responsáveis pela formação de professores da Universidade Católica do Maule UCM) em relação à inclusão educativa. A coleta da informação fez-se através de entrevistas semiestructuradas em profundidade e a análise das mesmas seguindo os supostos da teoria fundamentada. A partir da codificação aberta agruparam-se os temas mais recorrentes estabelecendo-se as respectivas correlações na análise relacional referido às percepções dos acadêmicos da UCM. A sua vez na análise seletiva esboçaram-se os principais desafios que esses mesmos acadêmicos visualizam em matéria de inclusão educativa, especialmente aqueles aspectos que podem contribuir a mudar a cultura escolar. As principais conclusões do estudo mostram que embora os académicos da UCM têm ampliado ampliado sua noção de inclusão, sublinhando o caráter emergente do tema, não limitado às necessidades educativas especiais (NEE), identificam importantes obstáculos e nodos críticos tanto no sistema escolar como na própria Universidade.

Palabras clave : Inclusão Educativa; Problemas; Desafíos; Universidade Católica do Maule.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )