SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue41Pending tasks in the field of inclusive education: perception of academics of the Catholic University of Maule - ChileLife-training process in the constitution of the teaching in professional technical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MAGALHAES, Justino Pereira de  and  BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Os intelectuais e a educação - abordagem histórica e biográfica. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.61-85. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10158.

O artigo tem o objetivo de contribuir para a história do intelectual, em especial, do intelectual da educação, na medida em que considera aspectos que devem ser analisados quando de uma abordagem analítica. Para tanto, foram ponderados procedimentos teóricos e metodológicos que congregam elementos dos estudos biográficos e da história da educação. A partir do conceito de intelectual, é possível caracterizar e explicar a ação pedagógica. É possível também conhecer o argumento, a aplicabilidade e a legitimidade educativa, aspectos cuja construção histórica requer a criação e aplicação de categorias operacionais. Por fim, neste texto, foi considerado que a abordagem histórica dedicada, especificamente, à história de um intelectual corresponde a um campo epistémico que se constitui a partir de um approach especial que busca valorizar as dimensões biológicas, sociais e culturais, com a intenção de construir conhecimento a partir da ótica e das condições materiais de quem pensou, nesse caso, a educação.

Keywords : Método; História da educação; Intelectual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )