SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número41Tareas pendientes en materia de inclusión educativa: percepción de los académicos de la Universidad Católica del Maule - ChileProcesos de vida-formación en la constitución de la docencia en la educación profesional técnica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MAGALHAES, Justino Pereira de  y  BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Os intelectuais e a educação - abordagem histórica e biográfica. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.61-85. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10158.

O artigo tem o objetivo de contribuir para a história do intelectual, em especial, do intelectual da educação, na medida em que considera aspectos que devem ser analisados quando de uma abordagem analítica. Para tanto, foram ponderados procedimentos teóricos e metodológicos que congregam elementos dos estudos biográficos e da história da educação. A partir do conceito de intelectual, é possível caracterizar e explicar a ação pedagógica. É possível também conhecer o argumento, a aplicabilidade e a legitimidade educativa, aspectos cuja construção histórica requer a criação e aplicação de categorias operacionais. Por fim, neste texto, foi considerado que a abordagem histórica dedicada, especificamente, à história de um intelectual corresponde a um campo epistémico que se constitui a partir de um approach especial que busca valorizar as dimensões biológicas, sociais e culturais, com a intenção de construir conhecimento a partir da ótica e das condições materiais de quem pensou, nesse caso, a educação.

Palabras clave : Método; História da educação; Intelectual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )