SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número41Tarefas pendentes em matéria de inclusão educativa: percepção dos acadêmicos da Universidade Católica do Maule - ChileProcessos de vida-formação na constituição da docência na educação profissional técnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MAGALHAES, Justino Pereira de  e  BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Os intelectuais e a educação - abordagem histórica e biográfica. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.61-85. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10158.

O artigo tem o objetivo de contribuir para a história do intelectual, em especial, do intelectual da educação, na medida em que considera aspectos que devem ser analisados quando de uma abordagem analítica. Para tanto, foram ponderados procedimentos teóricos e metodológicos que congregam elementos dos estudos biográficos e da história da educação. A partir do conceito de intelectual, é possível caracterizar e explicar a ação pedagógica. É possível também conhecer o argumento, a aplicabilidade e a legitimidade educativa, aspectos cuja construção histórica requer a criação e aplicação de categorias operacionais. Por fim, neste texto, foi considerado que a abordagem histórica dedicada, especificamente, à história de um intelectual corresponde a um campo epistémico que se constitui a partir de um approach especial que busca valorizar as dimensões biológicas, sociais e culturais, com a intenção de construir conhecimento a partir da ótica e das condições materiais de quem pensou, nesse caso, a educação.

Palavras-chave : Método; História da educação; Intelectual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )