SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número41Os intelectuais e a educação - abordagem histórica e biográficaDiversidade sexual e homofobia na escola: (des)conhecimento e vivências de docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MENEZES, Graziela Ninck Dias  e  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Processos de vida-formação na constituição da docência na educação profissional técnica. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.86-110. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10159.

O artigo busca compreender como as experiências de vida-formação constituem a docência na Educação Profissional Técnica. Resulta de pesquisa (auto)biográfica a partir dos referenciais de Delory-Momberger (2012), Nóvoa (2007), Pineau (2014) e Souza (2014). Para a discussão da docência, recorreu-se a Gatti (2011; 2011a), Ramalho, Nuñes e Gauthier (2004), Rios (2014) e Souza e Nascimento (2013). Como procedimento metodológico, foi utilizada a entrevista narrativa com seis docentes do Instituto Federal da Bahia/Campus Ilhéus. Como resultados, aponta a relevância dos processos experienciais na constituição da docência, bem como a necessidade de observância desses processos no desenvolvimento da política de formação dos profissionais licenciados e bacharéis que adentram os Institutos Federais de Educação.

Palavras-chave : Docência; Vida-formação; Educação profissional técnica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )