SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue41Diversidad sexual y la homofobia en la escuela: (des) conocimientos y experiencias de maestrosChildren's Literature, relations of power-knowledge and positions of subject the individual in the curriculum of the first year author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

OLIVEIRA, Ivone Martins de; PADILHA, Anna Maria Lunardi  and  BARBOSA, Maria Flavia Silveira. A educação especial em propostas curriculares para a educação infantil. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.139-165. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10161.

Este texto discute a maneira como a educação especial se apresenta em propostas curriculares para a educação infantil de municípios de diferentes Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram analisadas propostas pedagógicas e/ou orientações curriculares para a educação infantil de nove municípios e do Distrito Federal, sendo a maioria desses documentos publicizadas em sítios de secretarias de educação no mês de janeiro de 2010. O estudo aponta, entre outros aspectos, a presença de uma concepção idealizada de criança que não corresponde à criança concreta que compõe o público-alvo da educação especial e predomínio de uma abordagem pontual, fragmentada e desarticulada da educação especial.

Keywords : Educação infantil; Currículo; Educação especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )