SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número41Sexual diversity and homophobia at school: (un)familiarity and experiences of teachersLa literatura infantil, las relaciones de poder - saber y sujetos posiciones en el currículo del primer grado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

OLIVEIRA, Ivone Martins de; PADILHA, Anna Maria Lunardi  y  BARBOSA, Maria Flavia Silveira. A educação especial em propostas curriculares para a educação infantil. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.139-165. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10161.

Este texto discute a maneira como a educação especial se apresenta em propostas curriculares para a educação infantil de municípios de diferentes Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram analisadas propostas pedagógicas e/ou orientações curriculares para a educação infantil de nove municípios e do Distrito Federal, sendo a maioria desses documentos publicizadas em sítios de secretarias de educação no mês de janeiro de 2010. O estudo aponta, entre outros aspectos, a presença de uma concepção idealizada de criança que não corresponde à criança concreta que compõe o público-alvo da educação especial e predomínio de uma abordagem pontual, fragmentada e desarticulada da educação especial.

Palabras clave : Educação infantil; Currículo; Educação especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )