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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

OLIVEIRA, Ivone Martins de; PADILHA, Anna Maria Lunardi  e  BARBOSA, Maria Flavia Silveira. A educação especial em propostas curriculares para a educação infantil. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.139-165. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10161.

Este texto discute a maneira como a educação especial se apresenta em propostas curriculares para a educação infantil de municípios de diferentes Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram analisadas propostas pedagógicas e/ou orientações curriculares para a educação infantil de nove municípios e do Distrito Federal, sendo a maioria desses documentos publicizadas em sítios de secretarias de educação no mês de janeiro de 2010. O estudo aponta, entre outros aspectos, a presença de uma concepção idealizada de criança que não corresponde à criança concreta que compõe o público-alvo da educação especial e predomínio de uma abordagem pontual, fragmentada e desarticulada da educação especial.

Palavras-chave : Educação infantil; Currículo; Educação especial.

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