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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva  e  PARAISO, Marlucy Alves. Literatura infantil, relações de poder-saber e posições de sujeito no currículo do primeiro ano. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.166-190. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10162.

Este artigo analisa, com base na perspectiva foucaultiana, os modos como a literatura aparece no currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de Belo Horizonte/MG. Durante a investigação − que usou técnicas etnográficas de pesquisa e análise de discurso − foram constatados três usos para a literatura: introdução de algum conteúdo; ensino dos processos de interpretação de textos; trabalho com a diversidade cultural. Argumenta-se que, ao se trabalhar a literatura dessas três formas, ao mesmo tempo que se alcançam os objetivos estabelecidos, abrem-se possibilidades para que modos de ser menos disciplinados e mais transgressores apareçam nesse currículo.

Palavras-chave : Currículo; Literatura infantil; Relações de poder-saber.

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