SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42La formación basada en la escuela y el desarrollo profesional de los docentes: un estudio de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FELICIO, Helena Maria dos Santos  y  ALONSO, Luísa. A integração curricular no ensino fundamental e suas implicações para o currículo de formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.12-37. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10950.

O estudo apresenta uma análise sobre a integração curricular nos dispositivos legais que regem a Educação Básica Brasileira destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as implicações destes dispositivos para o currículo de formação inicial de professores, destinado a esta etapa de escolarização. Fundamentados em Beane e Alonso, sobretudo em suas proposições acerca da integração curricular a análise realizou-se a partir de quatro categorias: Concepção alargada do currículo; Articulação do conhecimento de diferentes naturezas; Currículo enraizado no meio envolvente e Currículo como projeto educativo. O trabalho identifica que a integração curricular é preterida no processo de escolarização do ensino fundamental e aponta a necessidade desta mesma perspectiva curricular nortear a formação inicial dos professores, na convicção de que este modelo possibilita uma progressiva e consistente integração significativa de saberes, procedimentos e atitudes dotando os futuros professores de competências que orientem a prática profissional.

Palabras clave : Integração curricular; Ensino fundamental; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )