SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue42The curriculum integration in Brazilian fundamental education and its implications to the graduation curriculum of teachersSchool Time: organization, expansion and qualification of school education time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.38-64. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10952.

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, no estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem e promotora de desenvolvimento profissional docente. Em termos metodológicos recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, mas onde é relevado o tempo como principal constrangimento no âmbito da planificação e consequente implementação das ações de formação.

Keywords : Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )