SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42La integración curricular en la enseñanza fundamental y sus implicaciones para el currículo de formación de profesoresEl tiempo de la escuela: organización, ampliación y calificación del tempo la enseñanza escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.38-64. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10952.

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, no estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem e promotora de desenvolvimento profissional docente. Em termos metodológicos recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, mas onde é relevado o tempo como principal constrangimento no âmbito da planificação e consequente implementação das ações de formação.

Palabras clave : Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )