SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42A integração curricular no ensino fundamental e suas implicações para o currículo de formação de professoresO tempo da escola: organização, ampliação e qualificação do tempo do ensino escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.38-64. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10952.

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, no estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem e promotora de desenvolvimento profissional docente. Em termos metodológicos recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, mas onde é relevado o tempo como principal constrangimento no âmbito da planificação e consequente implementação das ações de formação.

Palavras-chave : Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )