SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42La formación basada en la escuela y el desarrollo profesional de los docentes: un estudio de casoDe la comunidad a la escuela: revelando prácticas culturales (in)visibles de los sujetos praticantespensantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CHIZZOTTI, Antonio  y  BOCCHI, Roberta Maria Bueno. O tempo da escola: organização, ampliação e qualificação do tempo do ensino escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.65-89. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10953.

Este artigo analisa a organização administrativa e pedagógica do tempo escolar e avalia as discussões sobre a ampliação da jornada escolar e a qualificação desse tempo dispendido no ensino com a finalidade de criar melhores condições de aprendizagem e de bem-estar para todos os que estão comprometidos com a vida da escola. O texto levanta algumas controvérsias e iniciativas internacionais, que buscam encontrar alternativas para promover uma disposição mais adequada desse ritmo do tempo a fim de propiciar melhores condições do sucesso no ensino e de qualidade na duração da jornada escolar. O entendimento metodológico deste trabalho de conformidade com Gaussel (2013) pressupõe o reconhecimento de uma pluralidade de tempos educativos e múltiplos modos legítimos de aprendizagem e ensino. Toma-se o calendário como modelo de organização e gerenciamento das atividades escolares, e de observações e contatos pessoais com os atores educacionais em uma escola, para levantar algumas considerações críticas sobre a disposição do ritmo do tempo escolar a partir da análise do calendário de uma escola pública do Ensino Médio do sistema de ensino do Estado de São Paulo.

Palabras clave : Tempo escolar; Calendário escolar; Escola pública; Ensino médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )