SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42El tiempo de la escuela: organización, ampliación y calificación del tempo la enseñanza escolarCurriculum en EPJA: prácticas culturales, aprendizaje por toda la vida como derecho y ecología de conocimientos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz  y  OLIVEIRA, Elisabete Duarte de. Da comunidade à escola: desvelando práticas culturais (in)visíveis dos sujeitos praticantespensantes. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.90-112. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10954.

Este artigo2 se insere nas discussões sobre as práticas culturais na Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo compreender como acontecem as práticas culturais dos sujeitos praticantespensantes no espaçotempo que residem e como se relacionam com as práticas culturais manifestas, no cotidiano escolar. Fundamenta-se nos estudos de Alves (2003), Bakhtin (1992) e Certeau (2011, 2012, 2013). A conclusão apontou a existência de duas práticas culturais (in)visibilizadas no Vale do Reginaldo: a prática do Encontro, como acontecimento reinventado e a prática do Boi Leão, como acontecimento de resistência - constituindo-se como pontos de partida para produção de conhecimentos e de sentidos na escola, acerca dos problemas e diálogos estabelecidos por um grupo ou por pessoas em interação.

Palabras clave : Docência; Práticas (in)visíveis; Cotidiano escolar; Sujeitos praticantespensantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )