SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue42The community to school: unveiling cultural practices (in)visible of subject practoniers and thinkersMediated learning in educating students with autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane  and  PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Currículo em EJA: práticas culturais, direito de aprender por toda vida e ecologia de saberes. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.113-134. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10955.

Discutem-se aqui aspectos de pesquisa desenvolvida no Procad Casadinho, com os temas da educação continuada e das práticas culturais de populações subalternizadas − público da educação de jovens e adultos – e dos conhecimentos subjacentes, na perspectiva da ecologia dos saberes, em articulação com currículo. Fundamenta-se na concepção de que aprender por toda a vida é direito, que articula produções culturais e reflexão curricular em redes de conhecimentos e de valores. Estrutura-se a partir do campo do currículo e de estudos do cotidiano escolar, e apresenta como aprendizagem a ideia de que a forma coletiva de produzir conhecimento possibilitou deslocamento da noção de que “a teoria é mais saber do que a prática” que preside a organização do currículo e que negligencia práticas sociais e culturais. Supera a desqualificação dos saberes cotidianos em benefício dos saberes formais, e o entendimento cientificista do currículo, assumindo-o como criação cotidiana produzida por processos múltiplos e singulares.

Keywords : Procad Casadinho; Currículo como criação cotidiana; Direito a aprender por toda a vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )